NOSSO CEO

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QUEM É?

 

Natural do Rio de Janeiro (RJ), ingressou na Marinha do Brasil (MB) em 1981, sendo Oficial da Reserva da Marinha do Brasil (MB), do posto de Capitão de Mar e Guerra.

 

É graduado (1988) pela Escola Naval em Ciências Navais e possui mestrado (2005) e doutorado (2014) nessa mesma área científica pela Escola de Guerra Naval, sendo este último com ênfase em Política e Estratégia Marítimas, .cujo curso tinha como propósito a capacitação para o exercício de cargos da alta administração.do pela MB, entre outras, em planejamento, salvamento de embarcações, controle de avarias, combate a incêndio a bordo, gestão da qualidade (GQT), inteligência, direção, Investigação de Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) e Investigação de Segurança de Acidentes e Incidentes Marítimos, estas últimas, no âmbito da capacitação para exercício do cargo de Agente da Autoridade Marítima.

 

Externamente à MB, destacam-se os cursos de MBA em Gestão Empresarial (2005), pós-MBA em Gestão Internacional (2014), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/COPPEAD), especialização em Gestão Portuária (2019), pela Associação Brasileira de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior (ABRACOMEX); Gestão de Riscos (ISO 31000), pela Associação Brasileira de Normas técnicas (ABNT); Casualty Investigation, Accident Investigation, Risk Management and ISM, MLC&ISPS Maritime Internal Auditor, pelo Lloyd's Maritime Institute.

 

Exerceu diversas funções, operacionais e administrativas, a bordo de navios e em organizações em terra da MB ligadas ao setor marítimo, inclusive da Alta Administração Naval (Estado-Maior da Armada e Diretoria-Geral de Navegação), dentre as quais ressalta-se:

  • Chefe de Gabinete da Diretoria-Geral de Navegação (2015-2017)

  • Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul - Agente da Autoridade Marítima Brasileira (atribuições relativas à salvaguarda da vida humana no mar; segurança da navegação; proteção do meio ambiente marinho e ensino profissional marítimo)  (2012 - 2013)

  • Membro da Comissões Estaduais de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CESPORTOS) (2012 - 2013)

  • Presidente da banca Examinadora de Estágio de Praticantes de Práticos, no RS (2012 - 2013)

  • Vice-Diretor do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) (2011)

  • Encarregado da Divisão de Coordenação dos Assuntos da Organização Marítima Internacional (IMO), do Estado-Maior da Armada.(2008 - 2011)

  • Comandante de Navio (2004)

  • Imediato de Navio (2005-2007)

 

No âmbito da Divisão de Coordenação de Assuntos da IMO, integrou as Comitivas Brasileira que participaram de diversas Sessões na IMO relativas ao Council, Marine Environment Protection Committee (MEPC) e Legal Committee (LEG).

 

Deixou o serviço ativo em julho de 2017, quando exercia o cargo de Chefe-de Gabinete da Diretoria-Geral de Navegação e passou a se dedicar à gestão de risco da navegação, à investigação de acidentes e incidentes marítimos e ao  gerenciamento da segurança da navegação.

 

Agraciado com diversas condecorações, dentre as quais destaca-se:

 

  • Medalha da Ordem do Mérito Naval, (Distinção no exercício da profissão)

  • Medalha Militar de Ouro com passador de ouro (30 anos de bons serviços prestados)

  • Medalha da Ordem do Mérito Tamandaré (relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos)

  • Medalha da Ordem do Mérito Marinheiro com quatro âncoras (distinção pelaexemplar dedicação à profissão e invulgar interesse no aprimoramento de seus misteres a bordo de navios quando em operação no mar)

 

Ao longo de mais de 36 anos de serviço na carreira naval, desenvolveu competências de administração, organização, planejamento, operações, logística, inteligência e liderança.

 

Com espírito empreendedor e inovador, criou a CONMARTEC, empresa de consultoria marítima e econômica, sendo a primeira empresa brasileira especializada em segurança da navegação, investigação de acidentes e de assistência técnica pericial. 

 

Particularmente, dentre as atividades da área marítima, destaca-se assistência técnica pericial sobre acidentes, incidentes e fatos da navegação, em proveito de armadores, proprietários de embarcação, seguradoras, aquaviários e, até amadores. proporcionando a ampla defesa e o contraditório no contexto do processo judicial brasileiro.

PALAVRAS DO CEO

Não muito distante no passado da humanidade, os Estados não se limitavam a usar a força para obter as matérias-primas necessárias ao seu desenvolvimento.

 

A partir do estabelecimento de uma Ordem Mundial esse mecanismo ficou bastante limitado diante das sanções internacionais passíveis de serem implementadas. Restou negociar! E pelo comércio exterior vem sendo possível que os Estados tenham acesso a suas necessidades, apesar das limitações ainda existentes decorrentes da diferença acentuada entre os diversos níveis de desenvolvimento econômico e social de muitos países.

Assim, pode-se dizer que o comércio exterior é um mecanismo de paz! Nesse contexto, surge a importância do transporte marítimo internacional que, como responsável por mais de 80% da movimentação de carga mundial, viabiliza o funcionamento desse mecanismo.

 

Em face do exposto, todos aqueles que laboram no comércio exterior é um "Agente da Paz" e que, por isso, fazem jus ao nosso reconhecimento e admiração; o que torna um prazer poder servir a esses agentes, em especial, armadores, proprietários de embarcações e marítimos; o que buscamos fazer com ética, respeito e responsabilidade, comprometidos com a excelência a melhoria contínua.

No momento, o mundo vive uma crise sanitária, humanitária, social  e econômica. Solidarizamo-nos com muitos que sofrem por haverem perdido familiares e entes queridos, empregos e negócios. A crise humanitária não poupou os marítimos, com quem nos solidarizamos também.

 

Apesar de todo esse sofrimento, precisamos levantar a cabeça e seguir em frente, pois a humanidade precisa de cada um de nós agindo, constantemente, para construir um mundo melhor. Não podemos nos entregar nem perder a esperança ou a confiança uns nos outros. Precisamos nos unir e seguir adiante, pois as sete pragas bíblicas do Egito passaram; a crise da Bolsa de Nova York, em 1929, passou; as guerras mundiais passaram; e essa pandemia, também, passará. 

Nunca perdemos ou perderemos a esperança em um futuro melhor para a humanidade. Vamos construi-lo juntos?

Contem conosco! Em nós, você pode confiar!

Nilson Seixas dos Santos

Diretor-Executivo

#VidasImportam - #MeioAmbienteImporta - #NavegaçãoSegura

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